Agende uma reunião agora!
Whatsapp Chat
Send us a message today and we will contact you as soon as possible.

ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR O FATURAMENTO DA SUA SERRALHERIA

Três dicas de Comunicação Assertiva na liderança

A comunicação está presente no dia a dia de qualquer pessoa, seja um líder que precisa apresentar eventuais mudanças, controlar os processos e motivar a equipe para obter o melhor resultado, ou mesmo professores e pais que precisam educar e orientar.

Para lidar com os desafios diários da comunicação, é recomendável desenvolver uma comunicação assertiva (ou seja, com segurança, decisão e firmeza nas atitudes e palavras).

Estudiosos salientam que a ação assertiva melhora a habilidade em negociar, resolver conflitos, defender posições, explicar processos e comunicar decisões. Imagine um líder que recebeu a missão de informar as decisões dos diretores aos funcionários e, depois, relatar as reações dos funcionários aos diretores. Como fazer isso se ele não utilizar uma boa comunicação?

Para exemplificar a comunicação assertiva destaco três dicas importantes:

1. Aprenda a dizer um claro “não” — Um líder deve estar preparado para, de vez em quando, dizer um “não” claro, objetivo e assertivo para sua equipe e até mesmo para seu chefe. Leve em consideração que não é necessário ter que explicar o porquê do “não”, a não ser que você queira esclarecer a decisão. Lembre-se de nunca pedir desculpa. Fique comprometido com o seu “não” e vá embora — saia de perto.

— Posso sair cedo hoje? — diz um funcionário.

— Não, você não pode sair cedo hoje. Estamos com muito serviço e precisamos de você, mas que tal fazer o que você precisa amanhã? — responde o líder assertivo.

2. Lidando com odor corporal — De tempos em tempos o líder terá que lidar com questões embaraçosas, que todos querem evitar resolver, esperando que elas se resolvam por si só. Mas é função do líder proteger os membros da equipe do ridículo, e mesmo sendo um assunto íntimo (que não gostaríamos de dizer a um colega), precisará ser dito. Ao surgir uma situação embaraçosa como esta, quando apropriado, devemos delegar a pessoas do mesmo sexo a tarefa de informar a questão ao funcionário. Nesses casos, diga “eu” e evidencie o desconforto no ambiente para minimizar o mal-estar.

— Eu acho muito embaraçoso, mas temos algo a discutir. Um número razoável de pessoas queixou-se comigo do seu cheiro. Você precisa resolver essa questão. — diz o líder.

3. Lidando com excesso de álcool — É difícil dizer para uma pessoa que ele (ou ela) está bebendo demais. Sempre imaginamos que o problema não é da empresa. Mas quando a situação começa a ter um efeito negativo sobre o rendimento profissional e passa a comprometer a integridade física de todos, o problema é, sim, da empresa e do líder. Neste caso, a dica é: ao pedirmos a alguém algo que possa chocar ou causar transtorno, a melhor coisa a fazer é dar um tempo, para que a pessoa em questão possa refletir. É importante que, no momento de comunicar o fato, a frase assertiva seja endossada por uma expressão corporal coerente.

— Fico sem jeito para falar, mas é muito importante e tem que ser dito. Não é nada aceitável chegar na fábrica depois do almoço e não conseguir exercer suas funções dentro de um bom padrão profi ssional. Você tem que parar de beber na hora do almoço. — diz o líder.

— O que é isto? Uma creche? Não me diga o que fazer no meu horário de almoço. — rebate o funcionário.

— Sim você pode fazer o que preferir no seu horário. Eu me interesso pelo que você faz aqui. Seu trabalho depois do almoço não é satisfatório e gostaria que diminuísse o volume de álcool que ingere durante a refeição. — responde o líder.

Um líder assertivo não pode ser encarado como duro, seco e de opinião própria, pelo contrário, ele deve demonstrar ser verdadeiro, claro e objetivo em suas atitudes e evitar rodeios. Saber o que quer comunicar antes de começar a falar, manter-se frio quando atacado, além de ser bom ouvinte e colocar sua própria vontade sem agressão. Portanto, se você não é assertivo, procure estudar mais sobre o assunto. Com certeza isso irá fazer uma tremenda diferença em sua forma de liderar.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Comentários

Posts Recentes

7ª EDIÇÃO DO SIMBRIE DESTACA INOVAÇÕES EM ESQUADRIAS, TECNOLOGIAS EM COMPONENTES, DESEMPENHO DOS VIDROS, GESTÃO E PLANEJAMENTO
Pós-Graduação em Engenharia de Esquadrias de Alumínio e Fachadas Envidraçadas
Motivação vs Propósito nas Indústrias de Esquadrias de Alumínio e PVC: Por que o Propósito é mais Poderoso
Desvendando o mistério do sucesso: como fazer parte dos 5% que brilham
Crie um ambiente incrível e produtivo na Indústria de Esquadrias: da área de descanso ao escritório!

Categorias

Receba Novidades

Junte-se agora a mais de 12.mil profissionais que se cadastraram para receber conteúdo exclusivo selecionado pelo professor Alexandre Araújo