Constantemente sou questionado com a seguinte pergunta: “Professor, quanto que eu cobro nesse serviço?”. A questão não é o quanto vai cobrar, mas sim o quanto terá de lucro.
Porém, como saber quanto terá de lucro se nem ao menos, a grande maioria dos micro empresários, fazem um fluxo de caixa?
É impossível formar o preço de venda sem pelo menos fazer um fluxo de caixa, saber os custos fixos, variáveis, quanto faturou nos últimos meses, o tempo de produção de cada produto e o tempo de instalação. A formula não é simples!
Mesmo que, na maioria das vezes, seja o mercado que determina o preço de venda é importante entender que uma empresa é diferente da outra, seja em equipamentos, pessoas, etc. Não tem como comparar os custos de uma empresa com o da outra! Se os custos das empresas são diferentes, a margem de lucro também será diferente.
Então, esquece de tentar copiar o preço dos outros sem saber o real custo da sua empresa!
Achou muita coisa, né? Não é nem o começo para quem quer ter certeza do ponto de equilíbrio da empresa e se está lucrando com o preço que está praticando.
Essa dica e outras mais passo para a minha turma Premium de Mentoria online de Formação do Preço de Venda para Serralherias e Vidraçarias.