Uma pergunta comum que sempre tenho que responder em minhas aulas e consultorias, e que certamente você também gostaria de fazer para mim. Mas vou deixar que você mesmo responda. Sem muito rodeio vou tentar orientá-lo de forma clara e objetiva para que você possa dar a sua melhor resposta.
Vamos imaginar dois estabelecimentos que oferecem alimentação, McDonald’s e um bom restaurante. O primeiro oferece serviço e preço, mas quando você deseja qualidade você busca no segundo, pois nesse você terá serviço e qualidade, preço não.
Agora imaginemos uma serralheria de bairro. Ela pode oferecer qualidade e preço, mas vai pecar no serviço. Muitas não tem um local adequado para receber o cliente, o próprio dono é o serralheiro e atende todo sujo com barba a fazer, quando não deixa a casa do cliente suja e com marcas na parede após a instalação.
Por outro lado, uma indústria de esquadrias tem qualidade e serviço, mas não tem preço. A grande maioria, fica localizada em uma região mais nobre, possui instalações e equipamentos modernos e admite profissionais especializados, não consegue cobrar o mesmo preço da serralheria de bairro, senão em pouco tempo ela “quebra”. Portanto, precisa aumentar o preço.
Em resumo, o McDonald’s tem um serviço rápido, um ambiente agradável e limpo, com preços aceitáveis, mas não oferece a melhor comida. Um bom restaurante pode divulgar que tem a melhor comida e um atendimento impecável, mas não pode anunciar que tem preço baixo.
A serralheria de bairro pode divulgar que tem preço baixo e qualidade no trabalho, mas não poderá anunciar que tem o melhor atendimento. Já a indústria de esquadrias pode divulgar que tem qualidade e serviço, mas não pode fazer propaganda que tem preço baixo.
Então, qual é a sua resposta? É possível oferecer qualidade, serviço e preço ao mesmo tempo? Deixa aqui seu comentário.
Um abraço.
Prof. MSc. Alexandre Araujo