Quero compartilhar com você uma experiência de determinação que tive na noite em que realizei uma sessão de autógrafos e uma palestra na Feira Serigrafia Sign.
Você é testado a todo momento
Fiquei no estande da VinilSul das 16h00 às 18h00 realizando uma sessão de autógrafos e consultoria. Durante essas 2 horas vendi apenas 3 livros Revestimento em ACM: Uso na Arquitetura e Comunicação Visual – Guia Prático e Didático, estava com uma caixa pesada com 27 livros (aproximadamente 16 quilos). Tinha esquecido que em feiras as pessoas andam com pouco dinheiro na carteira e também estão ali em busca de novidades, inovações, tecnologias… (um livro também é fonte de tudo isso). Enfim tentei buscar outras desculpas para não ficar decepcionado comigo mesmo, mas não desisti porquê o dia ainda não havia acabado e talvez naquele momento estivesse sendo testada a minha fé na minha modesta missão. Contudo, ainda faltava a palestra das 19 horas na Arena Técnica. Afinal o jogo só termina quando o juiz apita o final.
Detalhe arrasador
Havia preparado a palestra para que no final pudesse mostrar um detalhe arrasador que todos os profissionais de instalação de ACM gostariam de aprender. Mesmo a recepcionista da Arena Técnica dizendo: “Gato, durante o dia a sua palestra foi a mais procurada” (descrevi exatamente como ela falou), quando iniciei tinha meia dúzia de pessoas. Então pensei: Vou voltar com todos esses livros para casa. Mas no decorrer as pessoas foram chegando e a Arena enchendo e quando me dei conta já havia uma grande placa com a recepcionista com a seguinte mensagem: TEMPO ESGOTADO!
Pouco tempo para uma experiência nova
Ainda faltavam vários slides inclusive o último com o detalhe arrasador que faria eu vender alguns exemplares do livro. Tive que acelerá e concluir com o detalhe. Fiquei na dúvida e pensei: será que a palestra foi boa ou hoje não era mesmo meu dia? Para você ter ideia a Arena Técnica não tem paredes, ou seja, não é fechada e fica no meio da feira com um turbilhão de barulhos ao redor. Os participantes ficam com fone de ouvido e o palestrante tem que falar, não escuta a própria voz, mas escuta o barulho da feira. Para mim foi uma experiência nova.
Lição que tirei
Mas será que deu tudo certo? A resposta estava nos aplausos, nos agradecimentos, nos elogios e principalmente, na fila para comprar o meu livro Revestimento em ACM: Uso na Arquitetura e Comunicação Visual – Guia Prático e Didático.
A lição que tirei: “Nunca desista dos seus objetivos até que você tenha tentado todas as alternativas ou até quando Deus quiser.”