Na área da gestão empresarial não existe mágica, existe matemática! Quem quiser ser um empresário sério, que respeita os stakeholders (sócios, colaboradores, fornecedores…) e que deseja ter uma empresa sólida e duradoura fará negócios lucrativos que possibilite o pagamento de todas as obrigações e ainda sobre alguma coisa (lucro).
Mas quem quiser ser um empresário sem compromisso, um irresponsável, fará qualquer negócio sem saber e sem ter controle dos custos, sem planejamento estratégico. Simplesmente se manterá no mercado para apenas dizer “eu sou empresário”. Neste caso, cabe muito bem a expressão popular “menos é mais”.
Lembro-me de uma história onde um empresário do segmento de esquadrias fez uma permuta com um potencial cliente, uma construtora. O empresário, sem controle de custos e planejamento, mas que pensava ser sábio, achou que seria um grande negócio e pensou: “agora eu tiro o pé da lama”. Só que algumas semanas depois de ter entregue e instalado todas as esquadrias que foram combinadas (10 toneladas) a construtora “quebrou”. Foi um grande desastre!
Essa história que presenciei algumas vezes, nas minhas andanças como consultor, me deixou três aprendizados importantes sobre empresários do segmento de esquadrias:
- Existem empresários que fazem as coisas acontecerem;
- Existem empresários que assistem as coisas acontecerem; e
- existem empresários que nem querem saber o que está acontecendo.
E você, tem alguma semelhança com um desses empresários?
Pense nisso e até a próxima!