Há tempos o marketing vem sendo interpretado erroneamente, por alguns empresários de pequenas e médias empresas, como mais um custo. Diga-se de passagem, que empresas que investem milhões de seu faturamento em marketing como: a Nike, Coca-Cola, Havaianas e aquele seu concorrente, estão sempre com alto faturamento, “casa cheia” e sendo lembrado constantemente pelos clientes.
Não tão longe desse pensamento, estão as empresas que vêem o marketing e vendas como a mesma coisa, e pior que isto, é entregar os folhetos e demais publicidade da empresa para serem criadas por gráficas, onde a maioria trabalha com estagiários e operadores de software, isso quer dizer, não tem profissionais de criação e nem especialistas em marketing. Por que não entregam a contabilidade da empresa para a gráfica também?
Por que o marketing é necessário em qualquer empresa?
Para seu negócio se manter em um mercado competitivo ela precisa saber muito bem aonde quer chegar. As primeiras ações empresariais serão voltadas para o marketing e é por meio das pesquisas de mercado que o seu negócio obtém novos dados do mercado ou as primeiras informações.
O marketing trabalha de fora para dentro, ou seja, identifica o que o mercado precisa e cuida para que suas necessidades sejam atendidas, desenvolvendo produtos e serviços moldados a essas necessidades.
Segundo Levitt: “A diferença entre marketing e vendas é mais do que semântica. Vendas têm seu foco nas necessidades do vendedor de converter seu produto em dinheiro; marketing preocupa-se com a idéia de satisfazer as necessidades do consumidor com o produto”.
Um exemplo típico é quando se comercializa um produto e serviço para um cliente, essa ação é de vendas e não de marketing. O marketing nesse caso, já pesquisou anteriormente os desejos e necessidades do seu “target”, público-alvo.
Qual a definição de marketing na sua empresa?
Para Kotler “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”.
Theodore Levitt define marketing como: “… O processo de conquistar e manter clientes”.
Você também pode ter a sua definição de marketing. A seguir relacionei seis exemplos para você escolher qual se identificar melhor com a proposta de marketing da sua empresa.
1. Gerar e manter consumidores?
2. Tornar o produto ou serviço acessível ao mercado?
3. Receber os clientes com um sorriso?
4. Zelo extremo no relacionamento com os clientes?
5. Motivar os colaboradores; conhecer e compreender os clientes?
6. Pesquisar constantemente o mercado?
Escolheu algum exemplo para começar a aplicar na sua empresa? Eu, se fosse você, escolheria todos. Mãos a obra e ótimos negócios.