Serralheiro é vidraceiro e vidraceiro é só vidraceiro. Mas será que o vidraceiro do século XXI consegue ser serralheiro também? Que não se enganem as vidraçarias tradicionais que dedicaram grande parte de sua existência a instalar somente vidros.
Domínio dos serralheiros
Aos poucos os serralheiros dominam o mercado dos pequenos vidraceiros que mantém parte do seu negócio em colocar vidros nas janelas e portas dos clientes. Antigamente o serralheiro era contratado para fabricar as esquadrias, e o vidraceiro para colocar o vidro. Hoje não funciona mais assim. O cliente está mais exigente e com pouco tempo. Prefere resolver todo o serviço com um profissional apenas.
Além do mais, precisamos customizar o produto para o cliente. Isso significa que procurar dois profissionais diferentes para o mesmo serviço, não tem mais condições. O serviço para o cliente é fechar o vão com uma esquadria. Para ele não importa se tem vidros, acessórios e instalação, o que importa é chamar um profissional que resolva o problema, ou seja, a esquadria instalada, com vidro e em perfeito funcionamento.
É comum fazermos compras em supermercados que vendem produtos automotivos. Quem nunca foi em uma farmácia e encontrou chinelos na prateleira. Hoje o cliente não tem tempo a perder e as empresas atentas a essa realidade oferecem o maior número de produtos possível, não importa se o seguimento é outro, o importante é que os clientes são os mesmos.
A partir dessa nova realidade, os serralheiros avançaram na área do vidraceiro oferecendo esquadrias customizadas, ou seja, com vidros e instaladas, de acordo com as necessidades do cliente. Os distribuidores de vidros, com uma política comercial de igualdade de preços para serralheiros e vidraceiros, ajudaram e muito, nesse avanço de mercado.
A hora da virada para os vidraceiros
Outro fato interessante são os box temperados. Bem provável que o número de serralherias que comercializa o box temperado esteja bem próximo das vidraçarias. Anteriormente o serralheiro produzia o box de acrílico, mais barato se comparado com o box temperado, porém acumulava sujeiras e de difícil limpeza. O cliente moderno que quer praticidade, paga mais por menos dor de cabeça. Para a infelicidade do vidraceiro, o serralheiro percebeu esse nicho de mercado do vidraceiro e agora também instala box temperado.
Diante desses fatos, vejo uma única solução para os vidraceiros reconquistarem o espaço perdido e contra atacarem. Precisam ser serralheiros!
Hoje existem cursos de serralheria, seminários, palestras e consultores que podem auxiliar na adaptação da vidraçaria para serralheria. Conheça aqui alguns cursos.
Afinal de contas, serralheiro é vidraceiro e vidraceiro tem que ser serralheiro.